sábado, 5 de novembro de 2011

Dia do cinema nacional

Isso aí, hoje é dia do cinema, bebê!! E do NOSSO cinema... Pra comemorar, a Les Maries separou pra você um resuminho dos filmes nacionais que fizeram fama lá fora e foram dignos de uma indicação ao Oscar. "O Pagador de Promessas", "O quatrilho", "O que é isso companheiro?" e "Central do Brasil" foram os quatro filmes brasileiros indicados ao Oscar - a premiação máxima em cinema, oferecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Estados Unidos, na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

"O pagador de promessas" - foi o primeiro filme brasileiro oficialmente indicado para melhor produção estrangeira, em 1962. Dirigido por Anselmo Duarte, conta a via crucis de um nordestino para pagar uma promessa, feita a Iansã, na igreja de Santa Bárbara, em Salvador, Bahia. Integram o elenco Glória Menezes, Leonardo Villar e Geraldo Del Rey.

"O quatrilho" - dirigido por Fábio Barreto e narra a saga de imigrantes italianos em terras brasileiras através da trajetória de dois casais, além do adultério que cometem, resultando na felicidade dos personagens envolvidos. O filme também é uma critica aos rígidos hábitos e costumes que os colonos importaram da distante Europa e com eles tentam se adaptar ao local que escolheram para viver. Produzido em 1995 e dirigido por Fábio Barreto, "O Quatrilho" é baseado no romance de José Clemente Pozenato e tem no elenco Glória Pires, Patrícia Pillar, Bruno Campos, Alexandre Paternost e Gianfrancesco Guarnieri.

"O que é isso companheiro?" - dirigido por Bruno Barreto, o filme foi lançado em 1996, e indicado em 1998. Baseia-se no livro de Fernando Gabeira e narra o plano de seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos - Charles Elbrick - elaborado por militantes do grupo revolucionário MR-8, em troca de prisioneiros políticos que estavam sendo torturados na ditadura militar. No elenco, Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Abreu e Pedro Cardoso.

"Central do Brasil" - com direção de Walter Salles Júnior, o filme foi lançado em 1998, e concorreu ao Oscar no ano seguinte. No mesmo ano, a atriz principal, Fernanda Montenegro, também é indicada ao prêmio na categoria de Melhor Atriz. "Central do Brasil" narra a história da personagem Dora, que escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil e se vê obrigada a acolher o filho, de apenas 8 anos, de uma de suas clientes, atropelada por um ônibus. Ainda no elenco, Marília Pera, Vinícius de Oliveira e Othon Bastos.

"Cidade de Deus" – dirigido por Fernando Meirelles, foi lançado em 2002 e recebeu quatro indicações ao Oscar: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Fotografia. Baseado no romance de Paulo Lins, o filme conta a história de um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um dos locais mais violentos da cidade. No entanto, torna-se fotógrafo profissional e, através das lentes de sua câmera, o espectador conhece o dia-a-dia da favela. No elenco, atores profissionais, como Matheus Nachtergaele, e garotos de diversas comunidades do Rio de Janeiro.



A gente defende a produção nacional, e você? Qual o filme brasileiro que você mais curtiu? Conta pra gente poder indicar aqui...

Um comentário:

  1. Lembro que tinha uns 12 anos quando lançou "O que é isso companheiro?" .
    Minha mãe me explicava a sitiação socio-econômica do Brasil na época do Governo Militar. Eu não entendia muito bem, mas amava aquele corre-corre do filme, os codinomes, as farsas, as pessoas "escondidas". Me apaixonei pela Claudia Abreu nesse filme!!! Linda, precisa, forte!
    Na minha opinião, esse é um dos melhores filmes nacionais, sem dúvida!
    Bjinhos, meninas!
    O blog está lindo!
    Carina Sacchelli.

    ResponderExcluir