quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Receita 5: Pão Toscano

Acaba de chegar ao nosso email uma receita muuuuuuito chique, afinal ela é assinada pela renomada Chef Jade Veronese.

Especialista em transformar comidinhas em momentos inesquecíveis, Jade já está nos presenteando em dividir sua receita com a gente. Então, muita atenção na aulinha grátis...



Pão Toscano de Uvas e Tomilho

ingredientes:

12 gramas de fermento biológico (1 envelope)
2 colheres de sopa de açúcar
300 ml de água morna
500g de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de passas pretas
8 colheres de sopa de água
500g de uvas vermelhas sem caroços
Tomilho fresco (uns 10 raminhos de tomilho) ou alecrim fresco
1 colher de sopa de açúcar mascavo (use um açúcar bem claro)
4 colheres de sopa de azeite extra virgem (e mais um pouco para untar a vasilha e o tabuleiro)


modo de preparo:

1. Numa vasilha, misture a água morna, o açúcar e o fermento biológico. Deixe a mistura trabalhar por uns 15 minutos. Numa vasilha grande, ponha toda a farinha e o sal. Tome cuidado para nunca misturar o sal diretamente ao fermento pois o sal destrói a capacidade de fermentar deste.
 

2. Faça um buraco no meio da farinha e derrame a metade da mistura de água, fermento e açúcar. Com um garfo ou com as mãos, misture a farinha ao líquido. Acrescente o resto do líquido, misturando sempre até formar uma bola. Vai ser mais fácil fazer isso com as mãos. Sove a massa por uns 10 minutos à mãos ou na batedeira, em velocidade baixa, com o batedor ‘gancho’ para sovar massa.
 

3. Limpe a vasilha grande e unte-a levemente com um pouco de azeite. Após sovar a massa, ponha-a na vasilha untada, cubra com filme plástico e deixe a massa crescer por no mínimo 2 horas até ela dobrar de tamanho. Após as duas horas, polvilhe levemente uma superfície limpa com farinha e ponha a massa. Soque a massa para retirar o excesso de ar e, com as mãos, forme um disco de aproximadamente 23 centímetros. Ponha o disco de massa numa forma forrada com papel-manteiga e untada com azeite (eu uso um silpat nos meus tabuleiros) e deixe a massa crescer mais 30 minutos.
 

4. Enquanto isso, esquente as 8 colheres de água e entorne nas passas para hidrata-las. Reserve. Lave e seque bem as uvas. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
 

5. Após os 30 minutos, aperte as uvas na massa, espalhando por ela toda; a massa vai se abrir mais e isso é normal. Eu usei um pouco menos do que as 500 gramas (mais especificamente 470 gramas). Polvilhe a massa com uma colher de açúcar mascavo, e com as folhas de tomilho. Use também alguns raminhos inteiros do tomilho. Regue com as quatro colheres de azeite extra virgem. E leve ao forno pré-aquecido. Escorra as passas e descarte o liquido.
 

6. Asse o pão por 50 minutos, retire do forno e salpique-o com as passas escorridas. Leve o pão de novo ao forno, por mais 10 a 15 minutos ou até estar levemente dourado e o fundo do pão soar oco. Para isso, retire o pão do forno, levante-o um pouco com uma espátula e bata no fundo da massa com o dedos. Tem que soar oco. Sirva morno ou frio, com bastante azeite, sal (moído na hora ou flor de sal) e/ou gorgonzola

Dica da Jade:

Faça em casa e convide amigos queridos. Bons momentos são regados à um bom papo, gargalhadas, bebidinhas e uma comida aconchegante!



Agora meninas, que estamos com a "faca e o pão" na mão; vamos sair por aí tirando onda de Chef's nas confraternizações e sociais com amigos. :o)

Um comentário:

  1. Pára tudo....Que delicia...Sou viciada em pão...de qualquer tipo, mas um pãozinho caseiro assim não tem igual....Vixi!!!
    Bjos
    Carina

    ResponderExcluir